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URA Ativa - WhatsApp

Rhuan Christian Almeida avatar
Escrito por Rhuan Christian Almeida
Atualizado há mais de 3 semanas

A URA Ativa é uma funcionalidade que permite o disparo de chamadas automáticas para clientes, combinando a comunicação por voz com o envio de mensagens via WhatsApp. Essa integração é ideal para automatizar processos como cobranças, confirmações ou campanhas informativas.


🎯 Objetivo

Automatizar o contato com clientes por meio de chamadas ativas e mensagens no WhatsApp, otimizando tempo e aumentando a taxa de resposta das campanhas.


🧩 Como funciona

Ao atender a chamada da URA, o cliente ouve uma mensagem gravada com opções interativas (por exemplo, “Digite 1 para receber mais informações”). Com base na escolha, o sistema direciona o envio de uma mensagem automática via WhatsApp.

Esse fluxo pode utilizar tanto o WhatsApp Business API (WABA), com modelos aprovados pela Meta, quanto o WhatsApp 3C+ não oficial, com mensagens rápidas cadastradas previamente.


🚨Pontos de atenção!


A URA Ativa caracteriza disparo em massa com mensagens WhatsApp.

O cliente deve estar ciente de que, ao utilizar um número em um canal não oficial, há o risco de banimento. No caso da API oficial do WhatsApp Business (WABA), podem ocorrer sanções aplicadas pela Meta, além de custos elevados caso seja utilizada uma lista muito extensa.


🔧 Passo a passo para configurar a URA com WhatsApp

Acessar a URA Ativa

  • No menu lateral, clique em Voz.

  • Em seguida, vá para Configurações

Clique em URA Ativa

Crie uma clicando em Adicionar nova URA Ativa

Inserir dados principais

  • Dê um nome para a URA.

  • Defina os horários de funcionamento.

  • Clique em "Continuar para Upload" para adicionar o áudio em formato MP4

Configurar ações e envio de mensagens

  • Defina qual tecla o cliente poderá digitar após ouvir o áudio.

  • No campo de Local do direcionamento, selecione a opção Omnichannel.

  • Escolha o grupo de canal desejado.

  • Associe uma mensagem rápida que será enviada automaticamente via WhatsApp após a seleção do cliente.

Definir o tempo de espera

  • Defina um tempo de espera para o cliente pressionar a tecla após o fim do áudio

Caso selecionar WhatsApp WABA

Após selecionar um grupo de canal que possuir Api oficial WABA, você irá selecionar o template no mesmo campo de mensagem

OBS: certifique-se que foi criado um modelo de mensagem anteriormente na META.

Obs: Para os casos em que se escolher WhatsApp não oficial, para criar e selecionar mensagens será necessário criar anteriormente nas configurações do grupo de canal em mensagens rápidas.

Após selecionar seu grupo de canal e número + mensagem clicar em salvar e pronto!

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