A URA Ativa é uma funcionalidade que permite o disparo de chamadas automáticas para clientes, combinando a comunicação por voz com o envio de mensagens via WhatsApp. Essa integração é ideal para automatizar processos como cobranças, confirmações ou campanhas informativas.
🎯 Objetivo
Automatizar o contato com clientes por meio de chamadas ativas e mensagens no WhatsApp, otimizando tempo e aumentando a taxa de resposta das campanhas.
🧩 Como funciona
Ao atender a chamada da URA, o cliente ouve uma mensagem gravada com opções interativas (por exemplo, “Digite 1 para receber mais informações”). Com base na escolha, o sistema direciona o envio de uma mensagem automática via WhatsApp.
Esse fluxo pode utilizar tanto o WhatsApp Business API (WABA), com modelos aprovados pela Meta, quanto o WhatsApp 3C+ não oficial, com mensagens rápidas cadastradas previamente.
🚨Pontos de atenção!
A URA Ativa caracteriza disparo em massa com mensagens WhatsApp.
O cliente deve estar ciente de que, ao utilizar um número em um canal não oficial, há o risco de banimento. No caso da API oficial do WhatsApp Business (WABA), podem ocorrer sanções aplicadas pela Meta, além de custos elevados caso seja utilizada uma lista muito extensa.
🔧 Passo a passo para configurar a URA com WhatsApp
Acessar a URA Ativa
No menu lateral, clique em Voz.
Em seguida, vá para Configurações
Clique em URA Ativa
Crie uma clicando em Adicionar nova URA Ativa
Inserir dados principais
Dê um nome para a URA.
Defina os horários de funcionamento.
Clique em "Continuar para Upload" para adicionar o áudio em formato MP4
Configurar ações e envio de mensagens
Defina qual tecla o cliente poderá digitar após ouvir o áudio.
No campo de Local do direcionamento, selecione a opção Omnichannel.
Escolha o grupo de canal desejado.
Associe uma mensagem rápida que será enviada automaticamente via WhatsApp após a seleção do cliente.
Definir o tempo de espera
Defina um tempo de espera para o cliente pressionar a tecla após o fim do áudio
Caso selecionar WhatsApp WABA
Após selecionar um grupo de canal que possuir Api oficial WABA, você irá selecionar o template no mesmo campo de mensagem
OBS: certifique-se que foi criado um modelo de mensagem anteriormente na META.
Obs: Para os casos em que se escolher WhatsApp não oficial, para criar e selecionar mensagens será necessário criar anteriormente nas configurações do grupo de canal em mensagens rápidas.
Após selecionar seu grupo de canal e número + mensagem clicar em salvar e pronto!