Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOmnichannel 3C+WhatsApp API Oficial
Guia para configuração da API Oficial do WhatsApp Business (WABA) no Omnichannel 3C+
Guia para configuração da API Oficial do WhatsApp Business (WABA) no Omnichannel 3C+
Junior Andrade avatar
Escrito por Junior Andrade
Atualizado há mais de uma semana


Checkpoint 1: O que preciso ter e como configurar meu número na api oficial WABA no Omnichannel 3C+.

  1. Requisitos Mínimos:

    • Número de telefone ativo e Conta Meta Business.

  2. Preparação:

    • Verificação do número homologado pela Anatel.

  3. Criação e Configuração:

    • Logar na 3C+, configurar API, conectar conta Meta Business, verificar e concluir.

  4. Desvinculação de Outro Provedor:

    • Desvincular número do provedor anterior (se necessário).


Checkpoint 2: Inserir Método de Pagamento na Conta WABA

  1. Acesso à Meta Business Manager:

    • Adicionar método de pagamento (cartão de crédito).

    • Configurar a moeda para Dólar Americano.


Checkpoint 3: Criação de Modelos de Mensagem

  1. Configuração no Meta Business Manager:

    • Criar e enviar modelos de mensagem para aprovação.

    • Realizar testes e treinar a equipe.

  2. Observações Importantes:

    • Limitações de mensagens e conformidade com políticas de privacidade.



🚀Vamos executar?🌟

Checkpoint 1

O que preciso ter e como configurar meu número na api oficial WABA no Omnichannel 3C+.

Requisitos Mínimos:

  1. Número de Telefone Ativo (obrigatório):

    • Não estar associado a nenhuma conta do WhatsApp.

    • Capaz de receber chamadas e SMS para verificação.

  2. Conta Meta Business (obrigatório):

    • Possuir uma conta empresarial no Meta Business Manager.

Preparação:

  1. Verificação do Número de Telefone:

    • Certifique-se de que o número de telefone seja homologado pela Anatel e possa receber SMS ou ligação.

Criação e Configuração:

  1. Logar na 3C+ com o Login Admin do Meta Business Manager:

    • Acesse a 3C+ usando o login admin da conta Meta Business Manager.

  2. Configuração da API no Omnichannel 3C+:

    • Vá para “Criar grupo de canais” e selecione "WABA".

    • Conecte o novo número ao WhatsApp Business API.

Conectando a Conta do Facebook à Plataforma 3C+:

  1. Seleção da Conta do Meta Business Manager:

    • Escolha a conta criada no Meta Business Manager.

    • Campos obrigatórios serão preenchidos automaticamente.

  2. Verificação do Número e Conclusão:

    • Caso não tenha uma conta WhatsApp Business, será criada automaticamente.

    • Se já houver uma, selecione-a.

    • Insira o nome da conta no WhatsApp Business e o nome de exibição (mesmo do CNPJ).(ou o mais semelhante possível, a Meta irá avaliar).

    • Selecione a categoria da empresa.

    • Receba o código de verificação via SMS ou ligação.


  3. Desvinculação de Número de Outro Provedor (se necessário📌):

    • Acesse o Gerenciador de Negócios da Meta, na seção "Engajar cliente" > "Gerenciador do WhatsApp".

    • Desvincule o número do provedor anterior, se aplicável.

  4. Finalização da Configuração:

    • Após inserir o código de verificação, a conta estará vinculada ao WABA e Omnichannel 3C+.

    • Certifique-se de que o WhatsApp API Oficial - WABA está conectado e clique em “Salvar”.

    • Caso precise de ajuda solicitar via suporte para melhores orientações de desvinculo do provedor anterior.

Checkpoint 2

Após a conexão do número na 3C+

É necessário possuir um cartão de crédito para inserir na sua conta Whatsapp WABA no gerenciador de negócios na Meta

Para enviar mensagens pela API oficial é obrigatório ter o cartão de crédito cadastrado.

Sem isso não é possível iniciar conversas na plataforma!

Passo 1: Acessar a BM Business Manager.

Passo 2: Procurar por Contas > Contas Whatsapp.

Passo 3: Em contas Whatsapp procurar a conta recém criada na 3C+.(Procure a empresa do cliente).

Passo 4: Selecionar a conta em que será inserido o método de pagamento.

Passo 5: clicar em Configuração de pagamento.

Passo 6: Adicionar a forma de pagamento “cartão de crédito”.




Adicionar moeda “Dólar Americano”




Clicar em salvar e pronto!.

Seguir orientações da META nesse momento caso algo não saia como esperado.

Checkpoint 3

Criação de Modelos de Mensagem:

No Meta Business Manager:

  • Acesse o Gerenciador de WhatsApp e crie modelos de mensagem.

  • Certifique-se de que o idioma é Português BR e aguarde a aprovação.

Envie mensagens de teste:

  • Verifique o funcionamento completo e a resposta dos clientes.

Treinamento da Equipe:

  • Ensine como responder a mensagens, usar modelos e verificar relatórios.

Observações Importantes:

  1. Limitações de Mensagens:

    • Após as primeiras janelas de 24 de todo mês 1000 mensagens gratuitas, mensagens adicionais serão cobradas.(a meta pode aumentar ou diminuir).

  2. Políticas de Privacidade:

    • Certifique-se de que todas as interações estão em conformidade com as políticas do WhatsApp Business.

Passo 1: após estar logado no business manager Meta

Clique no nome da BM (business manager).

Passo 2: Procurar por Contas > Contas Whatsapp.

Passo 3: Em contas WhatsApp procurar a conta criada na 3C+.

Passo 4: Acesse Gerenciador de WhatsApp

Passo 5: Localize modelos de mensagem no menu


Passo 6: Clique em criar modelo

Criando o modelo

Defina um nome(de sua escolha) e idioma para Português BR.

Agora o cliente decide que tipo de mensagem ele quer criar.

Pronto enviar para análise!!!

A meta avaliará e são eles que definem se será aprovado ou não, caso não for aprovado a recomendação é criar novamente.

Após a aprovação ele poderá ser visto nas mensagens na plataforma 3C+

Fim agora pode enviar mensagens no omnichannel utilizando a Api oficial WABA.

Respondeu à sua pergunta?