Checkpoint 1: O que preciso ter e como configurar meu número na api oficial WABA no Omnichannel 3C+.
Requisitos Mínimos:
Número de telefone ativo e Conta Meta Business.
Preparação:
Verificação do número homologado pela Anatel.
Criação e Configuração:
Logar na 3C+, configurar API, conectar conta Meta Business, verificar e concluir.
Desvinculação de Outro Provedor:
Desvincular número do provedor anterior (se necessário).
Checkpoint 2: Inserir Método de Pagamento na Conta WABA
Acesso à Meta Business Manager:
Adicionar método de pagamento (cartão de crédito).
Configurar a moeda para Dólar Americano.
Checkpoint 3: Criação de Modelos de Mensagem
Configuração no Meta Business Manager:
Criar e enviar modelos de mensagem para aprovação.
Realizar testes e treinar a equipe.
Observações Importantes:
Limitações de mensagens e conformidade com políticas de privacidade.
🚀Vamos executar?🌟
Checkpoint 1
O que preciso ter e como configurar meu número na api oficial WABA no Omnichannel 3C+.
Requisitos Mínimos:
Número de Telefone Ativo (obrigatório):
Não estar associado a nenhuma conta do WhatsApp.
Capaz de receber chamadas e SMS para verificação.
Conta Meta Business (obrigatório):
Possuir uma conta empresarial no Meta Business Manager.
Preparação:
Verificação do Número de Telefone:
Certifique-se de que o número de telefone seja homologado pela Anatel e possa receber SMS ou ligação.
Criação e Configuração:
Logar na 3C+ com o Login Admin do Meta Business Manager:
Acesse a 3C+ usando o login admin da conta Meta Business Manager.
Configuração da API no Omnichannel 3C+:
Vá para “Criar grupo de canais” e selecione "WABA".
Conecte o novo número ao WhatsApp Business API.
Conectando a Conta do Facebook à Plataforma 3C+:
Seleção da Conta do Meta Business Manager:
Escolha a conta criada no Meta Business Manager.
Campos obrigatórios serão preenchidos automaticamente.
Verificação do Número e Conclusão:
Caso não tenha uma conta WhatsApp Business, será criada automaticamente.
Se já houver uma, selecione-a.
Insira o nome da conta no WhatsApp Business e o nome de exibição (mesmo do CNPJ).(ou o mais semelhante possível, a Meta irá avaliar).
Selecione a categoria da empresa.
Receba o código de verificação via SMS ou ligação.
Desvinculação de Número de Outro Provedor (se necessário📌):
Acesse o Gerenciador de Negócios da Meta, na seção "Engajar cliente" > "Gerenciador do WhatsApp".
Desvincule o número do provedor anterior, se aplicável.
Finalização da Configuração:
Após inserir o código de verificação, a conta estará vinculada ao WABA e Omnichannel 3C+.
Certifique-se de que o WhatsApp API Oficial - WABA está conectado e clique em “Salvar”.
Caso precise de ajuda solicitar via suporte para melhores orientações de desvinculo do provedor anterior.
Checkpoint 2
Após a conexão do número na 3C+
É necessário possuir um cartão de crédito para inserir na sua conta Whatsapp WABA no gerenciador de negócios na Meta
Para enviar mensagens pela API oficial é obrigatório ter o cartão de crédito cadastrado.
Sem isso não é possível iniciar conversas na plataforma!
Passo 1: Acessar a BM Business Manager.
(logar na meta) https://business.facebook.com/
Passo 2: Procurar por Contas > Contas Whatsapp.
Passo 3: Em contas Whatsapp procurar a conta recém criada na 3C+.(Procure a empresa do cliente).
Passo 4: Selecionar a conta em que será inserido o método de pagamento.
Passo 5: clicar em Configuração de pagamento.
Passo 6: Adicionar a forma de pagamento “cartão de crédito”.
Adicionar moeda “Dólar Americano”
Clicar em salvar e pronto!.
Seguir orientações da META nesse momento caso algo não saia como esperado.
Checkpoint 3
Criação de Modelos de Mensagem:
No Meta Business Manager:
Acesse o Gerenciador de WhatsApp e crie modelos de mensagem.
Certifique-se de que o idioma é Português BR e aguarde a aprovação.
Envie mensagens de teste:
Verifique o funcionamento completo e a resposta dos clientes.
Treinamento da Equipe:
Ensine como responder a mensagens, usar modelos e verificar relatórios.
Observações Importantes:
Limitações de Mensagens:
Após as primeiras janelas de 24 de todo mês 1000 mensagens gratuitas, mensagens adicionais serão cobradas.(a meta pode aumentar ou diminuir).
Políticas de Privacidade:
Certifique-se de que todas as interações estão em conformidade com as políticas do WhatsApp Business.
Passo 1: após estar logado no business manager Meta
Clique no nome da BM (business manager).
Passo 2: Procurar por Contas > Contas Whatsapp.
Passo 3: Em contas WhatsApp procurar a conta criada na 3C+.
Passo 4: Acesse Gerenciador de WhatsApp
Passo 5: Localize modelos de mensagem no menu
Passo 6: Clique em criar modelo
Criando o modelo
Defina um nome(de sua escolha) e idioma para Português BR.
Agora o cliente decide que tipo de mensagem ele quer criar.
Pronto enviar para análise!!!
A meta avaliará e são eles que definem se será aprovado ou não, caso não for aprovado a recomendação é criar novamente.
Após a aprovação ele poderá ser visto nas mensagens na plataforma 3C+
Fim agora pode enviar mensagens no omnichannel utilizando a Api oficial WABA.