A forma mais fácil de começar a utilizar o 3C Plus é enviando as ligações para uma de nossas rotas de telefonia. No entanto, muitas vezes é necessário integrar o 3C Plus aos canais de telefonia escolhidos pelo cliente. Veja abaixo os três principais cenários que normalmente ocorrem:
1. Telefonia da 3C Plus
É o cenário mais simples. Basta conectar seus agentes ao 3C Plus através da internet, sem preocupações adicionais:
2. Telefonia VoIP de Terceiros
Se o cliente optar por usar um provedor VoIP, é necessário enviar os dados SIP (IP, usuário, senha, codecs, formato de discagem) para integrar o 3C Plus ao provedor VoIP:
3. Infraestrutura de Telefonia Local
Este cenário é mais complexo e envolve uma série de requisitos para funcionar corretamente:
Pra isso funcionar corretamente, temos algumas premissas:
Necessário um Gateway VoIP com excelente conexão à internet e IP público fixo.
A equipe 3C Plus não gerencia ou configura os equipamentos locais.
O sistema 3C Plus não realiza roteamento de ligações; isso deve ser configurado pelo mantenedor da infraestrutura local.
Seu Gateway VoIP pode fazer o transbordo de ligações para um provedor VoIP de sua escolha, mas isso precisa ser configurado no Gateway.
Conectividade
Um fator crucial ao trabalhar com telefonias de terceiros são os IPs e portas que precisam ser liberados para o correto funcionamento. Atualmente, são cinco IPs possíveis que gerarão ligações, todos precisam estar autorizados.
IPs de origem para chamadas ativas:
SIP origem: UDP 5060
104.196.123.195
35.190.189.123
Mídia: UDP 10000 à 65000
IPs de mídia são dinâmicos/aleatórios não listados.
Para chamadas receptivas, o IP e portas são:
SIP destino: UDP 5060
34.74.126.51
Mídia: UDP 10000 à 20000
34.74.126.51
Conclusão:
O 3C Plus é um sistema flexível quanto ao direcionamento de suas ligações, mas algumas regras devem ser seguidas e cuidados devem ser tomados. Obrigado pela leitura e ótimos resultados para você! Estamos à disposição para mais informações!