Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesManual de Uso e Requisitos Configurações e ajustes
Como verificar minha conexão de internet com o 3C Plus?
Como verificar minha conexão de internet com o 3C Plus?

Veja como saber se sua conexão de internet está funcionando adequadamente para conectar-se ao 3C Plus

Diogo Hartmann avatar
Escrito por Diogo Hartmann
Atualizado há mais de 5 anos

Uma boa conexão com a internet é vital para o bom funcionamento do 3C Plus. Para saber se sua conexão está operando corretamente, alguns testes podem ser feitos. Veja abaixo como realizar os testes e identificar se sua conexão está funcionando corretamente.

SPEEDTEST

Este é o primeiro teste que fazemos sempre, verificar se nossa internet tem capacidade de banda adequada. Para realiza-lo clique no botão abaixo e em seguida clique no botão GO da página do teste.

Exemplo de resultado do teste:

Sua banda de internet pode oscilar bastante ao longo do dia. Recomendamos que você possua pelo menos 1 Mbps de upload e download garantida para cada 8 usuários conectados. 

PING

O Ping é o teste mais simples que pode ser realizado, com ele podemos verificar se existe perda de pacotes e se a latência da conexão está estável. 

Perda de Pacotes

A perda de pacotes significa que a conexão está falhando e informações estão sendo perdidas. Isso pode gerar falhas no audio das chamadas e certa dificuldade para navegar nas páginas do 3C Plus.

Latência

A latência é o tempo que sua conexão leva entre o envio de um pacote e o recebimento de uma resposta. Quando ela está muito alta, ou oscilando, os pacotes podem demorar muito tempo pra chegar, ou chegar fora de ordem, isso poderá gerar oscilação na qualidade de voz e/ou atrazo no audio da ligação.

Como realizar o teste de ping?

Para realizar o teste, abra o prompt de comando ou terminal de seu computador e digite o seguinte comando, de acordo com seu sistema operacional:

Windows:
Pressione: ⊞ Win + R, digite cmd e tecle ENTER.
Na console aberta, digite o seguinte comando:

ping 3c.fluxoti.com -t


Mac/Linux:
Abra o aplicativo Terminal.
Na console aberta, digite o seguinte comando:

ping 3c.fluxoti.com


O teste de ping irá executar enquanto você manter ele aberto. Para para-lo basta pressionar as teclas CTRL + C , ao fazer isso, o sistema irá exibir o resultado final do teste. Para uma análise mais completa, recomendamos que mantenha o teste rodando por cerca de 1 minuto ou 2.

Exemplo de resultado do teste:

Entendendo o resultado do teste:
No teste que eu fiz, as ultimas 2 linhas trazem as informações resumidas sobre o teste:

35 transmitidos, 32 recebidos, 8,6% de perda
157.325 latência mínima, 233.994 média, 549.323 máxima.

Fiz o teste acima usando uma rede WIFI e estando um pouco longe do roteador, por isso, houve perda de pacotes e oscilação bastante alta na latência. Recomendamos que, para uma boa experiência, os valores resultantes do teste sejam no máximo os seguintes:

  • Perda de pacotes menor do que 1%;

  • Latência média de 200 milissegundos.

Ainda, podemos analisar a oscilação da latência no teste, que nos mostra por exemplo, que alguns pacotes chegaram com 157 milissegundos, enquanto outros levaram 549. Isso significa que minha conexão está ruim e preciso ajustar isso pra usar o 3C Plus. No meu caso, a solução é conectar-me à rede cabeada.

MTR

Pra que uma informação enviada por seu computador seja recebida em nossos servidores e para que a resposta de nossos servidores chegue até seu computador, estes pacotes trafegam por um caminho longo... Saindo de seu computador eles vão passar pelo roteador de internet de sua empresa, depois pelo seu provedor de internet, em seguida por todos os roteadores de internet "públicos" por onde as operadoras de internet definem que estes pacotes devem ser enviados.

Identificamos no teste de PING acima, que minha conexão possui perda de pacotes e uma latência bastante instável. Mas onde será que isso está acontecendo? Será que é entre meu computador e o meu roteador wifi? -- Com certeza é... rsrs -- Mas como posso me certificar disso?

Pra isso usamos o MTR ou My Trace Route. Este programa basicamente identifica todos os roteadores que existem no caminho entre seu computador e nossos servidores, e envia pacotes de PING para cada um deles, assim fica fácil identificarmos onde o problema começa. 

Segue um exemplo de um resultado do teste de MTR:

Na imagem acima, podemos verificar que a partir do terceiro salto temos 0.9% de perda. E esta perda é a mesma que temos lá no ultimo salto que é o servidor. Ou seja, podemos determinar que o problema está no responsável por este terceiro salto, que aqui neste caso é o provedor de internet que estou usando. Posso então entrar em contato com eles e pedir regularização deste problema.

Outro fator que podemos avaliar na imagem é que a latência pula de 30 para 155 no 10º salto, isso é normal, já que deve haver uma distancia geográfica grande entre estes 2 roteadores na internet. Um está em São Paulo e outro fica em Miami. Porém, se este aumento de latência for detectado dentro de sua rede local (normalmente 1º ou 2º saltos, você deve entrar em contato com o responsável pela sua infra-estrutura para correção.

Conclusão

Se está tendo problemas como baixa qualidade nas ligações, dificuldade ou lentidão para navegar nas páginas do sistema 3C Plus, ligações que caem/desconectam sozinhas, dentre outros, verifique se sua conexão com a internet atende aos requisitos mínimos:

  • Velocidade de Banda:
    Não deve ser inferior à: 1 Mbps Download e 1 Mbps Upload para cada 8 usuários
    (Verifique realizando o SPEEDTEST)

  • Perda de Pacotes:
    Não deve ser superior à: 1%
    (Verifique realizando o teste de PING e/ou MTR)

  • Latência:
    Não deve ser superior à: 350 ms
    Não deve apresentar oscilação superior á: 30%
    (Verifique realizando o teste de PING e/ou MTR)

É isso... Obrigado pela leitura!  Caso identifique alguma informação que esteja faltando, ou tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário!

Abraços!
Diogo Hartmann

Respondeu à sua pergunta?