Requisitos Mínimos na META.
Número de Telefone Ativo
Um número de telefone que não esteja associado a nenhuma conta do WhatsApp (pessoal ou business).
O número deve ser capaz de receber chamadas e SMS para verificação.
Conta Meta Business
Uma conta empresarial no Meta Business Manager (anteriormente conhecido como Facebook Business Manager).
(Caso cliente desejar ter o selo de verificado em sua conta WABA solicitar agendamento para ativação).
Preparação
Certifique-se de que você possui um número de telefone ativo homologado pela Anatel que possa receber um SMS ou ligação.
Criação e Configuração da Conta no Meta Business Manager
Acesse o Meta Business Manager.
Se você ainda não possui uma conta, crie uma.
Verificação do Número de Telefone
É obrigação do cliente possuir um número homologado pela Anatel e que possa receber um SMS ou ligação.
Configuração da API no Omnichannel 3C+
Acesse o Omnichannel 3C+.
Vá para a seção criar grupo de canais e selecione a opção para criar o canal WABA e conectar um novo número ao WhatsApp Business API.
Siga as instruções fornecidas pelo Omnichannel 3C+.
É importante que o cliente tenha uma conta no facebook e a empresa verificada na meta, caso não possuir é necessário interromper o atendimento caso ele possua ele pode clicar em validar com o Facebook.(É necessário que o cliente compartilhe a tela para o suporte acompanhar a implantação).
Neste ponto o cliente conectará a conta do facebook com a plataforma 3C+.
O cliente vai escolher a conta criada no Facebook Meta Business Manager
Após selecionar a empresa, será automaticamente preenchido os campos obrigatórios.
Neste ponto se o usuário não tem uma conta WhatsApp Business será criado automaticamente, caso ele já possuir pode ser selecionado uma existente.
Caso o cliente possua o número em outro provedor antes de começar qualquer procedimento na plataforma 3C+ é necessário que o próprio cliente faça todo o processo de desvinculação.
Para desvincular seu número da Meta WABA, siga estas etapas:
Acesse o Gerenciador de Negócios: Entre na sua conta do Gerenciador de Negócios da Meta.(Meta Business Manager)
Selecione sua empresa: Clique na empresa à qual o número está vinculado.
Vá para a seção de WhatsApp: No menu, encontre a seção "Engajar cliente" e clique em "Gerenciador do WhatsApp".
Escolha a conta do WhatsApp Business: Selecione a conta específica que contém o número que deseja desvincular.
Números de telefone: No menu à esquerda, vá até "Números de telefone".
Caso esse procedimento não for realizado, a implantação deve ser interrompida e será necessário que o cliente desvincule seu número do antigo provedor!
Neste ponto é necessário inserir o nome da conta no WhatsApp Business e Nome de Exibição
Em nome de exibição é necessário ser mesmo nome que está no cartão CNPJ
É obrigatório a escolha de uma categoria que mais se aproxima com o tipo de atuação da empresa.
Após a escolha do número ou inserção do novo número será enviado um código SMS, recomenda-se usar o sms, porém pode ser usado o modo receber ligação.
Se o código demorar mais de 2 min, considere verificar se o número está recebendo ligações e sms, se passar de 2 tentativas interrompa o processo e verifique se o número é ativo!(ligue ou envie sms para certificar que o número recebe sms ou ligação).
Após o código chegar continue o processo, nesse momento a conta do usuário está sendo vinculada ao WABA e Omnichannel 3C+.
Após concluir o processo certifique que WhatsApp API Oficial - WABA está conectado e clique em Salvar!
Para o cliente poder iniciar qualquer tipo de comunicação com seus clientes em nosso Omnichannel 3C+ com o WABA precisa criar um modelo de mensagem.
No Meta Business Manager em gerenciador de WhatsApp
Acessar gerenciador de negócios
Selecionar qual BM que está integrado o número oficial
Acesse o Gerenciador de WhatsApp
Criar o Modelo de mensagem
Clicar em Modelos de mensagem, depois em criar modelo
Selecione qual modelo:
Marketing - Utilidade - Autenticação
Nesse ponto o cliente fica livre para criar da melhor forma que desejar, após a criação é necessário certificar que o idioma é Portugues BR e clicar em Enviar e confirmar! Agora é só aguardar a aprovação do modelo de mensagem, isso demora geralmente no máximo 5 min podendo demorar no máximo 1hr.(passando disso o modelo pode ter sido reprovado).
Criação de Modelos de Mensagem
No WhatsApp Manager, crie modelos de mensagem que serão usados para comunicação com os clientes.
Lembre-se de que esses modelos precisam ser aprovados pelo WhatsApp antes de serem utilizados.
Modelos de mensagem são criados obrigatoriamente pelo cliente.
Existem três formas de chamar esse tipo de funcionalidade: HSM, Modelos de mensagem ou Template.
Teste
Envie mensagens de teste para garantir que tudo está funcionando corretamente.
Verifique se as respostas dos clientes são recebidas e processadas conforme o esperado.
Treinamento da Equipe
Treine sua equipe para usar a nova integração, incluindo como responder a mensagens, usar modelos e verificar relatórios no WhatsApp Manager.
Observações Importantes
Limitações de Mensagens: A partir das primeiras 1000 mensagens gratuitas, todas as mensagens subsequentes serão cobradas conforme a tabela de preços.
Políticas de Privacidade: Certifique-se de que todas as mensagens e interações estejam em conformidade com as políticas de privacidade e uso do WhatsApp Business.
Seguindo estes passos, você estará pronto para conectar seu número ao Omnichannel 3C+ e começar a utilizar a API oficial do WhatsApp Business para melhorar a comunicação com seus clientes.