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Como conectar seu Número na API Oficial do WhatsApp Business no Omnichannel 3C+
Como conectar seu Número na API Oficial do WhatsApp Business no Omnichannel 3C+
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Escrito por Junior Andrade
Atualizado há mais de 3 meses

Requisitos Mínimos na META.

Número de Telefone Ativo

Um número de telefone que não esteja associado a nenhuma conta do WhatsApp (pessoal ou business).

O número deve ser capaz de receber chamadas e SMS para verificação.

Conta Meta Business

Uma conta empresarial no Meta Business Manager (anteriormente conhecido como Facebook Business Manager).


(Caso cliente desejar ter o selo de verificado em sua conta WABA solicitar agendamento para ativação).

Preparação

Certifique-se de que você possui um número de telefone ativo homologado pela Anatel que possa receber um SMS ou ligação.

Criação e Configuração da Conta no Meta Business Manager

Se você ainda não possui uma conta, crie uma.

Verificação do Número de Telefone

É obrigação do cliente possuir um número homologado pela Anatel e que possa receber um SMS ou ligação.

Configuração da API no Omnichannel 3C+

Acesse o Omnichannel 3C+.

Vá para a seção criar grupo de canais e selecione a opção para criar o canal WABA e conectar um novo número ao WhatsApp Business API.

Siga as instruções fornecidas pelo Omnichannel 3C+.

É importante que o cliente tenha uma conta no facebook e a empresa verificada na meta, caso não possuir é necessário interromper o atendimento caso ele possua ele pode clicar em validar com o Facebook.(É necessário que o cliente compartilhe a tela para o suporte acompanhar a implantação).

Neste ponto o cliente conectará a conta do facebook com a plataforma 3C+.

O cliente vai escolher a conta criada no Facebook Meta Business Manager

Após selecionar a empresa, será automaticamente preenchido os campos obrigatórios.

Neste ponto se o usuário não tem uma conta WhatsApp Business será criado automaticamente, caso ele já possuir pode ser selecionado uma existente.

Caso o cliente possua o número em outro provedor antes de começar qualquer procedimento na plataforma 3C+ é necessário que o próprio cliente faça todo o processo de desvinculação.

Para desvincular seu número da Meta WABA, siga estas etapas:

  1. Acesse o Gerenciador de Negócios: Entre na sua conta do Gerenciador de Negócios da Meta.(Meta Business Manager)

  2. Selecione sua empresa: Clique na empresa à qual o número está vinculado.

  3. Vá para a seção de WhatsApp: No menu, encontre a seção "Engajar cliente" e clique em "Gerenciador do WhatsApp".

  4. Escolha a conta do WhatsApp Business: Selecione a conta específica que contém o número que deseja desvincular.

  5. Números de telefone: No menu à esquerda, vá até "Números de telefone".

Caso esse procedimento não for realizado, a implantação deve ser interrompida e será necessário que o cliente desvincule seu número do antigo provedor!

Neste ponto é necessário inserir o nome da conta no WhatsApp Business e Nome de Exibição

Em nome de exibição é necessário ser mesmo nome que está no cartão CNPJ

É obrigatório a escolha de uma categoria que mais se aproxima com o tipo de atuação da empresa.

Após a escolha do número ou inserção do novo número será enviado um código SMS, recomenda-se usar o sms, porém pode ser usado o modo receber ligação.

Se o código demorar mais de 2 min, considere verificar se o número está recebendo ligações e sms, se passar de 2 tentativas interrompa o processo e verifique se o número é ativo!(ligue ou envie sms para certificar que o número recebe sms ou ligação).

Após o código chegar continue o processo, nesse momento a conta do usuário está sendo vinculada ao WABA e Omnichannel 3C+.

Após concluir o processo certifique que WhatsApp API Oficial - WABA está conectado e clique em Salvar!

Para o cliente poder iniciar qualquer tipo de comunicação com seus clientes em nosso Omnichannel 3C+ com o WABA precisa criar um modelo de mensagem.

No Meta Business Manager em gerenciador de WhatsApp

  1. Acessar gerenciador de negócios

  2. Selecionar qual BM que está integrado o número oficial

  3. Acesse o Gerenciador de WhatsApp

  4. Criar o Modelo de mensagem

Clicar em Modelos de mensagem, depois em criar modelo

Selecione qual modelo:

Marketing - Utilidade - Autenticação

Nesse ponto o cliente fica livre para criar da melhor forma que desejar, após a criação é necessário certificar que o idioma é Portugues BR e clicar em Enviar e confirmar! Agora é só aguardar a aprovação do modelo de mensagem, isso demora geralmente no máximo 5 min podendo demorar no máximo 1hr.(passando disso o modelo pode ter sido reprovado).

Criação de Modelos de Mensagem

No WhatsApp Manager, crie modelos de mensagem que serão usados para comunicação com os clientes.

Lembre-se de que esses modelos precisam ser aprovados pelo WhatsApp antes de serem utilizados.

Modelos de mensagem são criados obrigatoriamente pelo cliente.

Existem três formas de chamar esse tipo de funcionalidade: HSM, Modelos de mensagem ou Template.

Teste

Envie mensagens de teste para garantir que tudo está funcionando corretamente.

Verifique se as respostas dos clientes são recebidas e processadas conforme o esperado.

Treinamento da Equipe

Treine sua equipe para usar a nova integração, incluindo como responder a mensagens, usar modelos e verificar relatórios no WhatsApp Manager.

Observações Importantes

Limitações de Mensagens: A partir das primeiras 1000 mensagens gratuitas, todas as mensagens subsequentes serão cobradas conforme a tabela de preços.

Políticas de Privacidade: Certifique-se de que todas as mensagens e interações estejam em conformidade com as políticas de privacidade e uso do WhatsApp Business.

Seguindo estes passos, você estará pronto para conectar seu número ao Omnichannel 3C+ e começar a utilizar a API oficial do WhatsApp Business para melhorar a comunicação com seus clientes.

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