1 - No computador vamos acessar as opções de som clicando com o botão direito sobre o ícone do volume no canto inferior direito da tela em seguida clicamos na opção sons:




2 - Ao acessar a opções sons a tela que irá aparecer é semelhante a esta:


3 - Feito isso vamos clicar na aba reprodução e sobre o dispositivo plugado e vamos escolher a opção testar apenas para ter certeza se este dispositivo está funcionando adequadamente.

  

Você deverá ouvir um som em cada lado do fone de ouvido. Se ouvir o som significa que seu dispositivo está funcionando corretamente. Se não conseguir ouvir nada verifique se o dispositivo está plugado corretamente no computador. Se o fone de ouvidos for USB tente tirá-lo e plugá-lo novamente.

4 - no próximo passo vamos testar o microfone clicando na aba Gravação:

  • Verifique aqui se seu dispositivo está configurado como padrão.

    Para saber qual o dispositivo está definido como padrão basta verificar o sinal verde de verificado sobre o dispositivo
  • Se possui mais de um dispositivo (notebooks possuem microfone próprio além do Headset) deixe como padrão somente o que pretende utilizar.

    Para definir um dispositivo como padrão, clique sobre ele e em seguida na opção "Definir padrão"
  • Se o dispositivo não aparece então pode estar com defeito ou mal contato.

    Nestes casos é provável que esteja com o fone danificado ou a entrada esteja com problemas de mal contato. Para verificar este caso tente tirar e plugar novamente o fone de ouvidos.


5 - Para saber se o dispositivo funciona fale normalmente no microfone e observe se as barras ao lado ficam verdes conforme a potência da voz:



6 - Clique sobre o dispositivo de microfone e em seguida clique em propriedades, em seguida acesse a aba níveis para conferir se os níveis de captação do microfone não estão muito baixos.

Microfone: Podemos notar que o microfone oferece uma barra de nível que é relativo a sensibilidade de captação do microfone. Esta pode estar sempre em 100 para melhor captação de voz.

Aumento de sensibilidade do microfone: No caso da imagem podemos ver que o aumento de sensibilidade estava em 0,0. o que não é recomendável. Computadores que oferecem esta opção tem por padrão a sensibilidade em 10 dB de potência. Sugiro fazer o teste com 10 e caso seja necessário aumentar mais.


7 - A seguir nessa mesma tela vamos para a aba avançado. e vamos mudar o canal para 48000 Hz (Qualidade de DVD)

logo após vamos em aplicar, em seguida ok.


Pronto! Seus dispositivos de comunicação estão devidamente configurados e prontos para uso. Mãos à obra e bom trabalho!

Encontrou sua resposta?