Índice de completamento do mailing

Para falarmos sobre capacidade de canais, primeiro precisamos entender um pouco sobre o principal fator que a impacta. O objetivo da discadora é manter os agentes o maior tempo possível falando e evitar ao máximo o abandono de chamadas. Os cálculos da Discadora Preditiva 3C Plus são muito eficientes para que este objetivo seja atingido.

Vários fatores impactam na quantidade de ligações que a Discadora Preditiva 3C Plus irá realizar. O principal deles é o índice de completamento do mailing. É com base neste índice que a discadora calcula quantas ligações simultâneas são necessárias para manter todos os agentes o maior tempo possível em chamada.

Normalmente este índice varia de acordo com o tipo de operação e qualidade do mailing. Por exemplo, em operações de cobrança, normalmente o completamento das ligações é ligeiramente menor, enquanto em operações de vendas é bem maior. A qualidade do mailing normalmente é facilmente verificada pelo que chamamos de "idade do telefone", ou seja, há quanto tempo estes telefones estão na base de dados. Quanto tempo faz que o cliente informou que este é seu telefone no momento de uma compra ou cadastro? Quando a idade do telefone é muito longa, a tendência é que ele já tenha mudado e não seja mais atendido. Isso irá gerar índice de completamento menor e consequentemente fazer com que a Discadora Preditiva 3C Plus precise gerar mais ligações simultâneas, esta quantidade de ligações simultâneas precisam ser aceitas pela operadora ou equipamento de telefonia IP pra onde elas são enviadas (capacidade de canais).

Capacidade de canais de telefonia

Atualmente, a Discadora Preditiva 3C Plus limita-se à até 8 canais de ligação para cada agente ocioso. Este é um limite (hard coded) definido por nós no algoritmo que calcula a quantidade ideal, conforme falamos acima. Este limite foi definido com base em vários estudos e testes realizados ao longo dos anos junto aos nossos clientes.

Vimos que quando temos índices de completamento muito baixos, a quantidade de ligações simultâneas precisa subir muito e chega num ponto onde este número torna-se inviável, tanto para a Discadora Preditiva 3C Plus como para qualquer equipamento ou operadora de telefonia IP para onde estas ligações são enviadas. Por isso, temos este bloqueio e não é possível aumentar este número.

Levando isso em conta, podemos considerar que o máximo de chamadas simultâneas que a discadora irá realizar é 8 para cada operador. Então podemos facilmente calcular quantos canais precisamos ter disponíveis na telefonia., bastando multiplicar a quantidade de operadores por 8. Exemplo, se desejamos utilizar a discadora preditiva com 10 agentes logados simultaneamente, a capacidade de canais de telefonia precisa ser 80. ( 10 x 8 )

Tipos de telefonia vs Capacidade de canais

A 3C Plus possui parceria com diversas operadoras de telefonia IP do mercado, por isso oferecemos aos clientes os 3 níveis de rotas: GSM, TDM, CLI. 

Como trabalhamos com um grande conjunto de fornecedores e prezamos por qualidade e manutenção garantida desta capacidade de canais, você pode acabar se deparando com rotas de telefonia IP mais baratas do que as que oferecemos. Ainda, em alguns casos, o cliente já possui uma infra-estrutura de telefonia dentro de sua empresa, com gateways/interfaces GSM, ou "chipeiras", como são chamadas. 

Nestes casos possibilitamos aos clientes que utilizem este serviço terceiro, implantado na discadora 3C Plus. 

PS: O valor das assinaturas muda quando o cliente opta por usar telefonia terceira, pois existe um desconto oferecido aos que usam todos os serviços conosco. Este desconto ocorre porque, ao usar nossa solução, temos acesso à todas as pontas e podemos facilmente corrigir falhas, sem dependermos de terceiros envolvidos, isso torna o nosso processo mais simples, rápido e eficiente.

Operadora de Telefonia VoIP

Quando o cliente opta por usar uma operadora de telefonia VoIP, ele deve confirmar com o seu fornecedor a capacidade de canais, ou seja, quantas ligações poderá enviar simultaneamente. É comum que o fornecedor informe que é ilimitado, porém às vezes nos deparamos com situações onde apesar de não haver um limite configurado na conta, o fornecedor não possui quantidade de canais suficientes para atender à demanda, aí as chamadas não têm por onde serem realizadas e falham, sobrecarregando a infraestrutura do fornecedor, consumindo o mailing e sem nenhum aproveitamento.

Equipamento próprio (Gateway GSM / Interface GSM / "Chipeiras")

Neste caso, muitas vezes não é tão fácil de aumentar a capacidade total de canais. Geralmente é necessário instalação de novos gateways ou configuração de transbordo. Por exemplo, se o cliente possui 4 gateways com 32 portas cada um e supondo que todas as portas estejam funcionando corretamente, teremos aqui uma capacidade total de 128 canais. Podemos fazer a conta inversa neste caso, para sabermos quantos agentes poderiam conectar-se sem excederem a capacidade de canais: 128 / 8 = 16. Então 16 agentes podem conectar simultaneamente sem riscos de ligações falhando por falta de canais.

Conclusão:

Em resumo, indiferentemente do tipo de telefonia que será utilizado pelo cliente, a conta que devemos fazer para saber quantos canais são necessários é a mesma. Até 8 para cada operador que estiver conectado.

Encontrou sua resposta?